sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Historia dos Preservativos


O preservativo masculino data do século XVI e a sua invenção é atribuída ao italiano Gabriel Hallopio, professor de Anatomia da Universidade de Pádua. Não tinha fins anticoncepcionais mas, sim, o propósito mais moderno de evitar contágios venéreos, como o da sífilis, que, na altura, causava sérios danos.

O preservativo moderno é um invento inglês de Condom, médico pessoal do rei Carlos II de Inglaterra, em meados do século XVII. Certa vez, o monarca expressara a sua preocupação por a cidade de Londres estar a encher-se de bastardos reais... e, ao que parece, foi isso que levou o médico da corte a produzir aquele dispositivo. Ao médico, o invento custou-lhe ter de mudar de nome, porque os seus inimigos encarniçaram-se contra ele de forma impiedosa.
Em 1702, outro médico inglês, John Marten, assegurava ter encontrado um método eficaz, simultaneamente anticoncepcional e profiláctico: um saco de linho, impregnado de um produto cuja fórmula se negou sempre a divulgar, graças ao qual se evitava o contágio venéreo e se impedia o acesso do esperma ao óvulo feminino. Marten foi assaltado por escrúpulos da consciência e, segundo parece, queimou toda a informação e provas que tinha, para evitar – dizia ele – o incremento de uma vida de dissipação entre os jovens.
Mas a ideia da anticoncepção é anterior à ideia da profilaxia. Só se teve consciência de que o coito podia ser uma via de contágio de doenças já o século XV ia adiantado. Contudo, a necessidade de se evitar a gravidez fez-se sentir no Mundo civilizado quase desde os alvores da civilização.
Devemos dizer, no entanto, que o homem primitivo não relacionou o coito com a fecundação. Todavia, logo que se apercebeu disso, fez tudo o que podia para regular a população, manipulando a fertilidade feminina.
Entre as primeiras tentativas, encontra-se a descrita num papiro egípcio de há 3850 anos, onde se explica como evitar a gravidez. A receita era a seguinte: «A mulher misturará mel com cinza da barrilheira e excremento de crocodilo, a que juntará substâncias resinosas, aplicando uma dose do produto na entrada da vagina, penetrando um pouco nela».O remédio era bom: tinha um cheiro tão nauseabundo que qualquer egípcio normal não se atrevia a aproximar-se. Mas, deixando as brincadeiras de lado, a mezinha funcionava.
Os chineses conheceram o diafragma, feito à base de cascas de citrino, que a mulher tinha de introduzir na vagina.
Foi sempre a mulher quem mais sofreu com o problema da contracepção. E, desde tempos imemoriais, utilizou-se, para o fim descrito, uma série de produtos que iam desde o sumo de limão ao vinagre, a salsa, a mostarda e soluções salinas e saponáceas.
Em 1860, foi reinventado nos EUA. Era o "capuz cervical". O seu inventor, dr. Foote, viu nele um anticoncepcional eficaz, mas foi esquecido. A ideia foi retomada pelo austríaco dr. Kafka, que o popularizou na Europa Central. Era uma espécie de dedal, fabricado com diversos materiais: celulóide, ouro, prata, platina.
O preservativo, tal como hoje o conhecemos, foi popularizado por Charles Goodyear. De produto artesanal, muito elaborado, passou a poder fazer-se em série depois de descoberta a vulcanização da borracha. Com ele nasceu o profiláctico de borracha.

in "História das Coisas" de Pancracio CeldránEditorial Notícias
Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário